SEDUC implanta sistema ‘Alerta Pará Escola’ nas unidades de ensino

O Sistema “Alerta Pará Escola”, tem como principal objetivo, atender as chamadas de urgência e emergência emitidas pela direção das escolas estaduais. O sistema integra o Programa “Escola Segura” que reúne um conjunto de iniciativas de prevenção e segurança para as escolas de todo o Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). 

O Pará é o primeiro estado a efetivamente empregar policiais nas escolas desde 7h da manhã, e será também a unidade federativa com o maior suporte de atendimento psicológico no Brasil – na proporcionalidade do número de escolas em funcionamento. Serão chamados 300 profissionais, entre psicólogos e assistentes sociais, para atuar no planejamento pedagógico.

A participação de policiais militares na rotina escolar iniciou nesta segunda, 17 de abril, com rondas internas realizadas por pelo menos dois agentes a cada turno. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nagib Coelho, em Ananindeua, os pais fizeram questão de ir pessoalmente agradecer à direção da unidade e aos próprios PMs.

BOTÃO ALERTA ESCOLA – O Sistema funciona a partir de um toque, em um botão virtual que será instalado, por um link, nos celulares dos diretores das escolas públicas estaduais cadastradas no sistema do “Alerta Pará Escola”. Assim que o botão for acionado será emitido um alerta para um atendente do Centro Integrado de Operações da Segup (Ciop) que retorna o contato para a chamada solicitada, confirma o nome e o local da escola com o diretor, o qual já estará sendo monitorado e, imediatamente, aciona a viatura mais próxima do local indicado. Em tempo real, os policiais poderão monitorar a chamada até que as equipes especializadas possam realizar os procedimentos necessários ao atendimento. 

MAIS SEGURANÇA – Além do aplicativo, a segurança pública atuará com mais de mil Policiais Militares, assim como, mais de 45 policiais da reserva que serão convocados, especialmente, para reforçar a segurança nas rondas dentro e fora das unidades escolares. 

Foto David Alves / Ag.Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *