Laudos realizados pela Prefeitura apontam que lojas que incendiaram no comércio de Belém devem ser demolidas

Na última quinta-feira (13) cinco imóveis no centro comercial de Belém pegaram fogo e deixaram todos ao redor preocupados, as chamas que saiam dos locais eram altas e difíceis de serem controladas. Lojistas precisaram retirar os produtos as pressas dos comércios próximos com medo de também serem atingidos.

O Corpo de Bombeiros do Pará esteve no local e conseguiram conter as chamas. Após o incêndio uma vistoria técnica foi realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Comissão Municipal de Defesa Civil, nos imóveis atingidos.

A vistoria foi realizada por um engenheiro da Defesa Civil Municipal e acompanhada pelo corpo de coordenação operacional. E foram entregues na segunda-feira (17)  a representantes da Defesa, Iphan e Fumbel que foram ao local do incêndio e receberam os laudos ao proprietários. 

Resultados

De acordo com a vistoria técnica, cinco imóveis foram atingidos pelo incêndio, sendo dois deles com perda total e três com perdas parciais.

A priori, nos imóveis que sofreram perdas totais, os laudos apontam que os restantes das edificações estruturais apresentam risco de desabamento e sugere-se a demolição.

Por conseguinte, os demais imóveis, que sofreram perdas parciais, apresentam rachaduras por conta das chamas e do calor excessivo, no entanto, não oferecem risco de desabamento.

Os laudos da vistoria técnica servem para dar ciência aos proprietários da situação estrutural em que se encontra o imóvel. Após o recebimento dos laudos, o Iphan e a Fumbel darão a autorização para demolição das estruturas que restaram após o incêndio.

Ação conjunta

Desde o incêndio ocorrido no Centro Comercial de Belém, na tarde da última quinta-feira, 13, diversos órgãos da Prefeitura estão atuando no local e na área no entorno, para garantir que a população sofra menos transtornos possíveis. A Guarda Municipal atuou de imediato no dia do sinistro, isolando a área e auxiliando no controle e orientação do trânsito.

O Corpo de Bombeiros ainda faz o trabalho de rescaldo do incêndio. Por isso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) mantém a interdição na rua 15 de Novembro. Agentes da Semob estão na travessa Frutuoso Guimarães com a Boulevard Castilhos França, orientando e garantindo a fluidez no trânsito. 

Preservação

Segundo o Departamento de Patrimônio Histórico da Fumbel, com informações do laudo da Defesa, o incêndio atingiu cinco imóveis no centro comercial. Destes, dois localizados na rua 15 de Novembro tiveram perda total, restando apenas paredes, como a fachada. Apenas um destes dois prédios está classificado como de interesse à preservação.

Ainda segundo a Fumbel, os outros três imóveis atingidos ficam na rua João Alfredo. Eles também são de interesse à preservação. Entretanto nesses prédios só houve danos nas paredes dos fundos, que deverão ser derrubadas para a construção de novas.

O Departamento de Patrimônio Histórico fez a vistoria técnica em conjunto com a Defesa Civil de Belém e orientou os proprietários sobre como solicitar autorização para a obra emergencial.

Quanto aos imóveis que sofreram perda total, a Fumbel informa que vai notificar os proprietários para providências e orientar como proceder para salvaguardar as fachadas de interesse à preservação.

Com informações: Defesa Civil de Belém. 

Foto: Defesa Civil de Belém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *