Governo garante mais de R$ 5,5 milhões em auxílio às famílias em situação de emergência

No primeiro trimestre de 2024, o governo do Pará, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), destinou mais de R$ 5,5 milhões para ajudar as famílias em situações emergenciais nos municípios paraenses. Essas famílias foram afetadas por estiagens, fortes chuvas, cheias e alagamentos. Cerca de 19 mil cestas humanitárias, 2.600 kits dormitório, 1.500 colchões e aproximadamente 80 mil litros de água já foram distribuídos. Atualmente, 15 municípios enfrentam situações de emergência, sendo oito por chuvas intensas, três por estiagem, dois por erosão costeira e dois por enxurrada e alagamento.

O major Marcelo Pinheiro, chefe da Divisão de Operações da Cedec, explica que o trabalho é realizado de forma colaborativa entre os municípios, o Estado e a União. Quando ocorre um desastre, a prefeitura é responsável pela resposta inicial, enquanto o Estado fornece suporte complementar, como pessoal, logística e assistência humanitária. Em casos de grande magnitude, a União também entra em ação. A Cedec coordena a resposta, incluindo busca e salvamento, assistência humanitária e restauração dos serviços essenciais.

Destacam-se as ajudas humanitárias realizadas em 2024 nos municípios de Tucuruí, Vitória do Xingu e Porto de Moz devido à estiagem; Paragominas e Ipixuna do Pará por causa das fortes chuvas; e Rio Maria devido à cheia do rio e fortes chuvas.

A Cedec emite boletins diários de alerta e mantém equipes de plantão 24 horas para intervir em casos de chuvas ou vendavais. Famílias afetadas são cadastradas e as informações são encaminhadas às autoridades para providenciar ajuda humanitária, auxílios do Programa Recomeçar, entre outras medidas. Quando necessário, a Cedec encaminha as famílias para abrigos, coordenando a assistência social com os municípios.

Com informações: Ag.Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *