Black Friday 2021: Polícia Civil alerta para prevenção de golpes no Pará

Produtos como eletrônicos, eletrodomésticos e pacotes de viagens turísticas estarão entre as ofertas mais buscadas pelos consumidores este ano, o dia oficial da “Black Friday” será no dia 26 deste mês, porém, as promoções já estão sendo anunciadas em lojas físicas e virtuais, aumentando assim a expectativa dos consumidores. O período é bom para os negócios, entretanto, todos precisam estar em alerta e se prevenir de golpes que são comuns neste período. 

Polícia Civil do Pará alerta sobre a importância de pesquisar sobre o site, empresa ou prestador de serviço antes de efetuar qualquer compra, fechar um negócio, assinar um contrato ou qualquer outro documento, seja de produtos, financiamentos ou prestação de serviços. 

Dicas

Para delegado Neyvaldo Silva, uma dica importante principalmente nas compras virtuais é para que o consumidor evite o uso de boletos bancários, pois após o pagamento é muito mais difícil recorrer e obter o valor investido. Uma opção pode ser o cartão de crédito, o qual ainda se pode recorrer e buscar o ressarcimento, caso seja vítima de fraude. 

delegado Neyvaldo Silva (DIOE)

Alerta

– Suspeite de promoções incríveis, relâmpagos e com valor desproporcional
– Suspeite de lojas que oferecem pagamento apenas por boletos
– Analise o nome da página ou perfil que divulgou a promoção 
– Analise produtos oferecidos por meio de links, SMS ou aplicativo de mensagem. 
– Procure erros ortográficos, que são alguns dos indícios que apontam para a possibilidade de ser uma tentativa de golpe.
– Desconfie de ofertas feitas por meio de ligações. 
– Sempre confirme a veracidade das informações antes de fechar qualquer negócio. 
-Desconfie de ofertas feitas por supostas agências bancárias, de preferência, vá até o local. 

Denúncias

A Polícia Civil orienta que as vítimas desse tipo de crime procurem as delegacias especializadas e registrem o boletim de ocorrência para que as investigações sejam iniciadas e os criminosos identificados.

As vítimas podem realizar as denúncias na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), que está localizada na Avenida Senador Lemos nº1055, no bairro do Telégrafo. Em casos de crimes virtuais, também pode se direcionar a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos, que fica na Delegacia Geral da Polícia Civil, na Avenida Governador Magalhães Barata, nº 209. Bloco D (2º piso) ou pela Delegacia virtual – https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br.

Com informações Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *