TIM apoia paraense medalhista da Olimpíada de Matemática

O Instituto TIM e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) concluíram a seleção de 50 novos universitários para o programa Bolsa Instituto TIM – OBMEP. Desse total, está um paraense de Ananindeua, João Lucas Azevedo, 18, matriculado no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Tucuruí. O apoio é concedido a estudantes que tenham conquistado medalhas de ouro, prata ou bronze em alguma edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e ingressado em faculdades públicas. Os novos bolsistas já começaram a receber o valor de R$ 1.200 mensais, mesmo no cenário atual, com aulas online na maioria das instituições de ensino.

 Apaixonado por matemática desde os primeiros anos escolares, o bolsista paraense já é bicampeão na OBMEP. Na sua primeira participação, em 2014, levou uma medalha de prata para casa. A de bronze veio no ano seguinte. Para João, o valor que hoje recebe por meio do programa terá papel fundamental na sua formação acadêmica.

“Vai ajudar a arcar com os custos de moradia, alimentação e materiais que serão cruciais na universidade, como livros, cursos extras e equipamentos técnicos. O programa Bolsa Instituto Tim é uma oportunidade valiosa pra quem deseja se formar e crescer na vida, realizar seus sonhos”, declara o universitário, que iniciará os estudos em setembro, na modalidade EAD por conta da pandemia.

“Os jovens selecionados para a Bolsa Instituto TIM – OBMEP ganham um suporte ainda mais importante nesse momento de pandemia e poderão manter seus estudos mesmo à distância. Muitas famílias perderam suas rendas, tiveram que cortar custos, e o Instituto TIM, ao garantir esse apoio financeiro, permite que alunos de todo o país possam realizar o sonho de cursar o ensino superior. É um diferencial que pode transformar vidas, abrindo novas possibilidades”, destaca Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.

Na edição de 2020, mais de 700 jovens se candidataram às Bolsas Instituto TIM-OBMEP. Entre os critérios de avaliação, foram considerados a nota no Exame Nacional do Ensino Médio, a renda familiar per capita e a distância entre a universidade e o local de moradia. O programa existe desde 2015 e tem como objetivo apoiar financeiramente os talentos vindos de famílias de baixa renda para que, depois de uma vida escolar de premiações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, possam manter seus estudos e ingressar em uma faculdade.

É o caso do estudante de engenharia mecânica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Felipe França. O jovem tem 18 anos e é natural da cidade de Itaberaba, a 280 quilômetros de Salvador. Para conseguir manter os estudos, ele se mudou para a capital baiana. “É essa bolsa do Instituto TIM que vai me manter em Salvador. Caso não tivesse esse apoio, não teria condições de fazer faculdade longe da casa dos meus pais”, contou.

Já o aluno da Universidade de São Paulo – USP, Lucas Carvalho, conta que a bolsa é essencial para que ele possa se manter em uma capital de custo de vida bastante elevado, como São Paulo. Ele, que estuda Engenharia da Computação, é de Salvador (BA) e diz que, durante a pandemia, tem participado das aulas de forma online. “A Bolsa TIM permite que eu viva em São Paulo dedicado aos estudos, sem ter de buscar outros meios de me manter. A universidade é o meu único foco”, explicou.

Este ano, quase metade das bolsas do Instituto TIM foram conquistadas por estudantes nordestinos. Foram seis no Ceará, quatro em Pernambuco, três na Bahia, três no Rio Grande do Norte, três no Piauí, duas no Maranhão, duas em Sergipe e uma na Paraíba. O número corresponde a 48% do total.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

(Com informações da TIM)

Foto: Reprodução/Acervo pessoal

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