Foi aberta oficialmente a pesca do mapará no município de Limoeiro do Ajuru, região nordeste do Estado neste sábado 29/02. A data da abertura foi definida após o defeso, período de reprodução e de processo de crescimento da espécie liberado para a pesca e comércio.

No município as associações possuem várias reservas onde os cardumes se reproduzem e que durante meses é respeitado as regras chamadas de “Acordos de Pesca” organizadas pelas comunidades locais com o auxílio de órgãos públicos e organizações não governamentais. As regras foram criadas para o controle e manutenção das atividades pesqueiras em que todos os envolvidos se comprometem a utilizar a pesca de forma sustentável garantindo o período de defeso de quatro meses antes do evento para a reprodução dos cardumes.

A pesca na região do baixo Tocantins gera renda e garante segurança alimentar às comunidades ribeirinhas.

A localidade de “Prainha” foi o ponto de partida de um dos vários “borqueios” expressão usada na captura do mapará. A pesca na região do baixo Tocantins gera renda e garante segurança alimentar às comunidades ribeirinhas. A atitude responsável é a garantia de que a reprodução das espécies seja feita com sustentabilidade no presente, mas também preservada para gerações futuras.

Com informações Bruno Veiga

Foto Bruno Veiga / Drone Show

1 COMENTÁRIO

  1. É um grande espetáculo da natureza. Retribuindo o trabalho dos grupos de preservação do pescado em nosso município, que culmina com essa fartura de pescado que faz de Limoeiro do Ajurú, que já é o maior produtor de açaí do Estado do Pará e também maior produtor de Mapará do Brasil…. parabéns pescadores e produtores de Limoeiro do Ajurú

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui