Café pode reduzir o risco de Alzheimer

Um estudo recente da Universidade de Kristianstad, na Suécia, apontou que o café ajuda a reduzir o risco de distúrbios neurodegenerativos como Alzheimer e Parkinson. Os dados apurados sustentam pesquisas anteriores que já haviam detectado uma correlação entre a bebida tão popular no Brasil e as doenças neurodegenerativas.

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque o café possui compostos vegetais que são positivos para o cérebro humano. O estudo mostrou que determinados ingredientes usados na produção do café, sobretudo os fenilindanos, tinham o poder de bloquear tanto a proteína amiloide como a tau, elementos comuns no cérebro de pessoas que padecem das duas patologias. 

A equipe descreveu os fenilindanos como “uma pista promissora no desenvolvimento de drogas moleculares capazes de tratar distúrbios neurodegenerativos”. Todavia, os pesquisadores reforçam a necessidade de realizar mais estudos para entender melhor de que forma o café funciona na prevenção da demência.  

Adicionalmente, o novo estudo realizado pela organização sem fins lucrativos Scientific Information on Coffee determinou que beber café pode também reduzir o risco de doenças cardíacas, vários tipos de câncer (sobretudo o da próstata) e de diabetes tipo 2. 

(Com informações do portal espanhol Fayer Wayer )

Foto: Divulgação/DR Imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *