Segurança: Operação Círio 2019

Aproximadamente 83 mil turistas são esperados na 227ª edição do Círio de Nazaré. Sinônimo de devoção e fé, o evento é considerado a maior festa religiosa do mundo. Ao todo, 12 romarias são realizadas na quadra nazarena, que se estende por 15 dias. Por meio do turismo religioso, em 2019, é esperado um aumento de 3% no número de turistas em relação ao ano passado, que deverão movimentar cerca de 31 milhões de dólares na economia paraense.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou, na quarta-feira (9), as ações que serão realizadas pelos órgãos da segurança integrados durante a Operação Círio 2019.

“Esse é o período que recebemos maior número de turistas de dentro e fora do Pará, por isso montamos uma programação com todos do sistema de segurança estadual, municipal e federal, para que nós possamos garantir não só a proteção, mas também a mobilidade de todos que vêm participar das 12 romarias”, explicou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.

A integração contará com um Centro Integrado de Comando e Controle onde representantes das forças de segurança e saúde estarão reunidos para conduzir as ações que serão feitas em cada procissão. O Centro será instalado acima da 2ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado no estacionamento do centro arquitetônico de Nazaré (Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos).

O monitoramento será realizado por meio de 73 câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém, abrangendo os pontos de chegada e saída dos romeiros e turistas, como aeroporto, terminal rodoviário, porto fluvial, percurso e entorno das procissões.

De Olho na Berlinda

Este ano a novidade será a transmissão ao vivo, das principais procissões do Círio, via internet. A inovação “De Olho na Berlinda” contará, além das câmeras fixas no percurso, com uma câmera móvel que acompanhará a localização da berlinda em tempo real.

As imagens estarão disponíveis no site “Agência Pará”e poderão ser assistidas via celular ou computador, de ângulos exclusivos. A transmissão acompanhará, por meio de 15 câmeras, a saída da berlinda, na igreja da Sé até a Basílica Santuário. Três câmeras acompanharão a Romaria Fluvial, uma instalada no trapiche de Icoaraci, a segunda no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), e a terceira na Escadinha. Uma câmera de longo alcance fará a cobertura do Centro Arquitetônico e do parque durante toda a quadra Nazarena.

Delegacia de Polícia Civil

Uma Delegacia de Polícia Civil já está em funcionamento no Conjunto Arquitetônico de Nazaré. No local poderão ser registradas ocorrências policiais. A partir do início da Trasladação, que ocorrerá no início da noite de sábado (12), a Polícia Civil vai reforçar os plantões das Seccionais de São Brás, Comércio e Cremação, para atender as possíveis demandas de ocorrências durante a procissão.

Segurança no ar

A Segup solicitou ao comando aéreo regional a criação de uma zona de exclusão de tráfego aéreo no polígono das três maiores procissões – moto romaria, trasladação e círio. O objetivo da medida é evitar a circulação de aeronaves em baixa altitude sobre a multidão, colocando em risco as milhares de pessoas que acompanham as procissões.

Com informações da Agência Pará

Fotos Elielson modesto / Ascom SEGUPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *