O Cadastro começa nesta quarta (3) pela internet e nos postos de saúde. Vacinação dos idosos está prevista para começar no dia 8 de fevereiro.
A Prefeitura de Belém detalhou, nesta terça (2), como será feita a próxima etapa da vacinação nesta primeira fase da imunização contra Covid-19 (confira os pontos de vacinação a seguir).
Seguindo o Plano de Vacinação contra a Covid-19, esta etapa agora inclui:
todos os idosos com 85 anos de idade ou mais
profissionais da saúde quilombolas e indígenas da etnia Warao, refugiados da Venezuela.
O prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) já havia anunciado que o cadastro para a vacina iniciará nesta quarta (3).
Para vacinar, o cadastro deverá ser feito on-line, no site da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ou em qualquer posto de saúde.
Já o início da imunização está previsto para a próxima segunda-feira (8).
Vacinação contra Covid -19 no PA: Locais de vacinação contra Covid-19 em Belém:
UFPA (campus Guamá)
UEPA (Escola de Enfermagem Magalhães Barata)
Unifamaz
Fibra
Aldeia Amazônica
Mangueirinho
Outeiro (Funbosque)
Mosqueiro (Maracajá e Carananduba)
Colégio do Carmo (Cidade Velha)
Escola do Rotary (Condor)
Cassazum (Duque de Caxias)
Segundo a prefeitura, para atender idosos com necessidade de assistência domiciliar haverá três equipes volantes para vacinar em casa.
Balanço da vacinação em Belém
Durante a coletiva na tarde desta terça, o prefeito Edmilson Rodrigues também anunciou informações sobre os lotes das vacinas que a capital do Pará já recebeu e quantos já foram imunizados.
O primeiro lote foi recebido no dia 16 de janeiro. Foram 20.020 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan.
O início da vacinação foi no dia 19 de janeiro, sendo vacinados 100% dos profissionais da Sesma, 20% dos profissionais de hospitais de maior porte em Belém; e 10% em clínicas e laboratórios da rede assistencial.
Segundo a prefeitura, até o final de janeiro, foram vacinadas 16.927 doses aplicadas, divididas para 264 idosos em instituições de longa permanência, sendo que meta era 172; além de 16.663 profissionais da saúde.
A prefeitura também vacinou 100 profissionais da força aérea do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que estão transportando pacientes de Belém para outras regiões do estado, e de outros estados, como o Amazonas, para Belém.
Em relação ao segundo lote, que deve ser usado nesta atual etapa da vacinação, são 19.450 doses, sendo 9.540 da Coronavac e 9.910 da AstraZeneca, da Oxford.
Nesta etapa, devem ser vacinados 20% de profissionais de hospitais de maior porte (7.115); 10% para clínicas e laboratórios (1.502); todos os idosos com 85 anos ou mais (12.000); quilombolas (480) e indígenas Warao (267).
Foto: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Informações: G1 Pará