Marujada reúne cem mil pessoas nas ruas de Bragança

O principal dia da festividade de São Benedito, em Bragança, nordeste do Pará, foi marcado por danças, louvores e procissão com o santo preto pelas ruas estreitas da cidade. A programação oficial da festa começou por volta das 7h, desta quinta-feira, 26, com uma missa na igreja de São Benedito, seguida de apresentação de danças e um leilão na barraca da Marujada. Às 16h, um cortejo reunindo cerca de 100 mil pessoas lotou o centro histórico do município.


Por onde passava, o andor com o santo era homenageado por devotos e centenas de marujos, formando um mar em vermelho e branco com o tradicional traje da Marujada. Na procissão, não faltaram demonstrações de fé e devoção pelo santo preto. “O dia da procissão de São Benedito é esperado com ansiedade o ano inteiro. Por isso, todos os anos faço questão de prestar minha homenagem carregando o andor do santo”, conta o marujo João O’Grand.

Bispo da Diocese de Bragança, Dom Jesus Maria Berdonces presidiu a celebração em louvor a São Benedito, padroeiro dos bragantinos. Minutos antes de iniciar a procissão, ele também frisou a importância do evento para a população local. “A festa é sempre um momento de muita devoção por parte dos católicos dessa região. Não é só uma manifestação religiosa, mas também cultural. Isso se vê na roupa, nas comidas, nas danças e outros detalhes celebrados neste dia. Por isso, ela tem um alcance muito grande. A preparação começa em abril e culmina aqui”, contou o bispo.

“Bragança se movimenta diante disso aqui. Bragança vê a vida pelos olhos de São Benedito, como disse o bispo Dom Jesus. Então, a identidade cultural bragantina é demarcada pela sua religiosidade e cultura. Não tem como ver a Marujada sem São Benedito, nem ver a cidade sem considerar a festividade. São indissociáveis”, reiterou o coordenador da Festividade, o historiador Dario Benedito Rodrigues.

Confira as imagens da Marujada registradas pelo fotográfo Marco Santos, da Agência Pará:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *