F-39 Gripen pousa em Belém pela primeira vez

Na última sexta-feira, dia 15, o Saab F-39 Gripen fez sua primeira aterrissagem em Belém (PA), marcando o início de sua presença na capital paraense nos próximos dias, onde realizará voos de teste na região norte do Brasil.

O momento da chegada do novo avião de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), identificado como FAB 4100, ao Aeroporto Internacional Val-de-Cans foi capturado pelo fotógrafo @giovanycruzspotter. Além disso, o F-39 será uma das principais atrações durante o evento de Portões Abertos da Base Aérea de Belém (BABE), agendado para o dia 24/03.

O F-39E é facilmente reconhecível pela bandeira nacional estilizada em sua cauda. Na chegada a Belém, estava equipado com um par de tanques de combustível externos sob as asas e mísseis de curto alcance IRIS-T nas pontas das asas, possivelmente em versões inertes. Esta é a primeira vez que um Gripen do Brasil é visto nessa configuração. Voando diretamente da planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP) até o Pará, o caça percorreu uma distância de quase 2600 quilômetros, utilizando os tanques, cada um com cerca de 1330 litros de combustível. Para efeito de comparação, o raio de combate do caça é de 1300 km, carregando seis mísseis ar-ar e um tanque externo.

O FAB 4100 é o primeiro Gripen brasileiro e tem estado em uso pelo Gripen Flight Test Centre (GFTC) desde sua chegada ao país em setembro de 2020, estando sediado na Embraer em Gavião Peixoto (SP). O GFTC é uma colaboração entre a Saab e a empresa brasileira, dedicada a realizar testes, ensaios e avaliações para obter diversas certificações para o F-39 e JAS-39 Gripen E. Recentemente, o mesmo avião foi observado realizando voos de teste com as novas modificações aerodinâmicas nas asas.

O Gripen no Brasil foi selecionado para ser o novo avião de caça da Força Aérea em dezembro de 2013, anteriormente conhecido como Gripen NG. Em 2014, o governo brasileiro assinou o acordo para a compra de 36 caças – 28 da versão monoposta e 8 da versão de dois assentos – com transferência de tecnologia, superando o Dassault Rafale francês e o Boeing F/A-18 Super Hornet dos Estados Unidos.

Após a chegada do FAB 4100 para testes em 2020, os primeiros aviões operacionais foram entregues ao Brasil em abril de 2022 e transferidos para o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis. Conhecido por operar os caças Dassault Mirage anteriormente, o GDA tem a missão de integrar o novo avião. Até o momento, a FAB já recebeu oito aviões, sendo sete operacionais, e está em negociações com a Saab e a Suécia para adquirir mais Gripens.

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