O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está próximo e, por isso, os 5.783.357 inscritos devem dar atenção às novas regras impostas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), devido a pandemia do novo coronavírus. Marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital, as provas vão exigir medidas de prevenção à doença durante a realização nas escolas, entre outras adaptações.
De acordo com o Inep, as salas de aulas das escolas que irão receber as provas terão redução em 50% da capacidade. Por conta disso, o instituto aumentou o número de escolas salas para 14 mil, frente às dez mil utilizadas no Enem do ano passado, que deverão disponibilizar álcool em gel aos participantes e exigir o uso de proteção facial durante a prova. Haverá fiscalização para evitar possíveis infrações, além do distanciamento entre as cadeiras. O uso de máscaras e álcool também será obrigatório aos aplicadores do exame.
Ainda segundo o Inep, uma sala especial para até 12 pessoas será destinada aos participantes que declararam durante o período das inscrições vulnerabilidade à Covid-19, como gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. As novas adaptações do Enem em relação à Covi-19 também incluem a remarcação de provas para 23 e 24 de fevereiro aos inscritos que apresentarem doenças infectocontagiosas, como coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19, até dez dias antes.
Nesses casos, os alunos deverão acessar o site do Inep e enviar o laudo médico original que comprova a doença. A aprovação ou não da solicitação de reaplicação deverá ser consultada online. O mesmo benefício será destinado aos participantes que manifestarem a doença um dia antes do Enem, mas após informar a situação por meio da central de atendimento do Inep, pelo 0800 616161.
PROVA OLINE
O Enem Digital, que será aplicado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro, é a novidade este ano, mas não significa que o aluno fará a prova em casa. Dos mais de cinco milhões de inscritos, 96.086 optaram por essa versão, em instituições com laboratório de informática, onde também serão válidas as medidas de prevenção à Covid-19 e os critérios de remarcação.
Foto reprodução: Mauro Ângelo
Com informações: Diário Online.