Confirmados 28 casos de variante Ômicron no Estado do Pará

Foi confirmado 28 casos da variante Ômicron no Pará nesta terça feira (01/02), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). As ocorrências foram registradas nos municípios de Belém, com 24 casos; Marabá, com 1 caso; Tucuruí com 2 casos; e Castanhal com 1 caso. O Instituto Evandro Chagas confirmou os primeiros casos da doença, 12 amostras positivas para a variante.

A secretaria ressalta que as medidas para conter o novo coronavírus são as mesmas, independente de variantes, desde o início da pandemia. Para evitar a proliferação dos casos, a Sespa continua recomendando o uso de máscaras, higiene das mãos, evitar aglomeração e principalmente estar com o esquema vacinal contra a covid-19 em dia.

O resultado do sequenciamento foi recebido pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA), após análise de 55 amostras feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocurz-RJ). O laboratório é referência nacional ligado ao Ministério da Saúde, para onde são encaminhadas mensalmente cerca de 200 as amostras positivas de covid-19 para investigação de possíveis variantes do novo coronavírus. Outros materiais biológicos continuam em análise pela Fiocruz.

A variante Ômicron foi detectada em 10 homens e 18 mulheres com idades que variam de 8 a 61 anos. A coleta dessas amostras e posterior envio para sequenciamento foram feitos no início do mês de janeiro de 2022. O monitoramento e acompanhamento das pessoas é feito pelas secretarias municipais de saúde, por meio de suas vigilâncias epidemiológicas.

Com informações G1

Foto internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *