Fiscalização apreende mais de 200 kg de pescado no Lago de Tucuruí

Ações realizadas pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e da Polícia Militar do Pará. Apreenderam Mais de 200 quilos de pescado, 40 quilos de carne de jacaré e 02 pirarucus vivos adultos, espécie ameaçada de extinção, foram apreendidos durante uma fiscalização na região da Unidade de Conservação Lago de Tucuruí.

A atividade faz parte do cumprimento do defeso do pescado, período em que se busca preservar o período reprodutivo das espécies de peixes na região. As equipes percorreram durante 10 dias os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Jacundá e Nova Ipixuna, verificando e advertindo os comerciantes acerca da proibição.

Também foram apreendidos 44 aves da espécie passeriforme e 03 quelônios (tracajás), além dos apetrechos de pesca e materiais de caça proibidos, como 16.200 metros de rede de malhadeiras, 08 motosserras, 8 arpões, 4 motores rabeta, 48 gaiolas e uma arma de fogo caseira.

O pescado em condições adequadas de consumo foi doado para comunidades carentes da região. Já os outros animais foram devolvidos à natureza.

A Semas ressalta que, durante o período de reprodução do pescado, a pesca e a comercialização são totalmente proibidas. Os comerciantes devem apresentar documentos que comprovem que os animais foram pescados e armazenados antes do defeso. A fiscalização teve início no dia 14 de abril e foi concluída na última sexta-feira (23), na área que abrange o Lago de Tucuruí.

Foto: ASCOM SEMAS
Informações: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *