Quem são os voluntários que atuam em brigadas de combate e prevenção a incêndios florestais no Brasil? A pergunta é o mote do segundo vídeo institucional do projeto “Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo”, iniciativa que visa apoiar a estruturação da estratégia federal de voluntariado no manejo integrado do fogo do Ministério do Meio Ambiente.
O filme, lançado nesta quarta-feira, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, destaca o protagonismo de quem dedica a vida em defesa das florestas e da causa socioambiental. O vídeo está disponível no canal do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas no Youtube.
Dirigido por Amilton Sá, cineasta e voluntário da Rede Contra Fogo, o curta-metragem mostra depoimentos de seis brigadistas voluntários e o que os motiva a continuar lutando em defesa das florestas. Além dos relatos, o filme também apresenta imagens de iniciativas de combate a incêndios florestais, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas realizadas por voluntários de diversos biomas do país. Entre os depoimentos estão os relatos de dois brigadistas da região do Baixo Tapajós:
Tainan Kumaruara, da brigada Guardiões do Território Kumaruara; e ; João Romano, Brigada de Alter. A região se destaca nacionalmente pela atuação de grupos voluntários dedicados à prevenção e combate aos incêndios florestais no país.
De acordo com um levantamento do Instituto IPÊ, realizado em 2023, Santarém é o município com maior número de brigadas voluntárias e comunitárias do país, com 12 brigadas. O curta-metragem faz parte de uma série de três vídeos institucionais do projeto Voluntariado no Manejo Integrado do Fogo. O primeiro foi lançado em setembro de 2023 e o terceiro está previsto para 2025.
O projeto é uma iniciativa executada pelo IPÊ, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em parceria com a Coordenação de Manejo Integrado do Fogo (CMIF) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e financiada pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
Assista aqui o primeiro vídeo da série sobre Voluntariado no MIF