O prefeito de Tucuruí anunciou ontem, quinta-feira (27/01) a criação de um auxílio emergencial às famílias em situação de vulnerabilidade que forem vítimas de alagamentos causados pelas fortes chuvas, potencializados pela alta do rio Tocantins neste período. O prefeito Alexandre Siqueira (MDB) informou que o valor destinado aos beneficiários será de R$ 600,00, que deverá ser pago em três parcelas de R$ 200.
“Com a chegada das chuvas e os transtornos que elas causam, principalmente às famílias mais carentes que residem próximo aos igarapés e áreas alagadas, e verificando que muitas destas famílias não se enquadram nos requisitos para ter acesso ao benefício do Governo do Estado do Pará, estarei encaminhando na próxima segunda-feira (31), para a Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei para autorizar a criação do Auxílio Tucuruí 2, para ajudar a todos que residem nas áreas alagadas”, disse o chefe do Executivo.
O valor pago deve ser destinado à recomposição dos danos causados pelas fortes chuvas nas moradias e aos bens móveis nelas existentes. Os parlamentares devem votar o PL em caráter de urgência e, assim que aprovado, será sancionado pelo prefeito. O cadastramento das famílias será realizado a partir de 1º de fevereiro, na secretaria de assistência social e nos CRAS.
MAIS AJUDA
Na última segunda-feira, 24 de janeiro, a Prefeitura de Tucuruí, através da Secretaria de Assistência Social, realizou a entrega de diversos kit’s de alimentação e higiene pessoal para famílias atingidas pela cheia do Rio Tocantins. São famílias que optaram por não serem remanejadas para abrigos temporários, mas que mesmo assim, recebem todo suporte necessário para se manter através da Assistência Social do município.
Com informações Portal Floresta News
Foto Ascom / PMT