Esta é a primeira etapa da orla do município, um novo ponto de encontro, de lazer, para que as famílias de Tucuruí possam desfrutar da beleza do Rio Tocantins, do quão lindo é este novo cartão postal para a cidade. E isto eu festejo, porque traz oportunidades de lazer e ambientes de visitação, mas também impulsiona a oportunidade de emprego e renda, e o estímulo ao turismo. Que possamos, cada vez mais, investir, para que Tucuruí possa crescer, se desenvolver, ser uma cidade cada vez mais bela, mais bonita, e que melhor possa oferecer qualidade para sua população”, ressaltou o governador Helder Barbalho, ao entregar o trecho com quase 460 metros da orla de Tucuruí, na região Sudeste. As obras no trecho 1 e 3 da orla prosseguem, com 70% dos serviços concluídos.
Às margens de um dos mais importantes rios de potencial hidrelétrico do Brasil, a obra possibilitou a oferta de 112 empregos diretos na região, e garantiu, neste segundo trecho, a execução dos serviços de reconstrução e urbanização, fazendo com que o espaço proporcione qualidade de vida para os moradores e conforto e beleza aos turistas que visitam a Região do Lago de Tucuruí, e também aos que ajudaram a concretizar o projeto.
A obra foi viabilizada por um convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). A obra foi dividida em três fases, para abranger mais de 1,3 km de extensão da orla. Nesta terça-feira foi entregue o trecho com quase 460 metros, totalmente reconstruído. A nova orla de Tucuruí foi projetada com paisagismo, pavimentação asfáltica, sistema de drenagem, iluminação, mirantes, farol, áreas de lazer com quiosques, calçadão, sinalização e estacionamento com pontos de acessibilidade.
O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, frisou que a união entre Governo e Prefeitura é benéfica para a população. “Com certeza, hoje é um dia muito importante para a cidade de Tucuruí. Essa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado era o anseio de muitas décadas. Não havia essa sinergia. Com certeza, a população de Tucuruí é quem ganha com isso”, disse o gestor.
A Região de Integração Lago de Tucuruí – que congrega sete municípios – também recebe investimentos na área de infraestrutura, esporte e lazer, e saúde, com a construção do Novo Hospital Regional de Tucuruí, e reconstrução, ampliação e urbanização da Feira. As obras vão proporcionar segurança viária, assistência à saúde e mais qualidade de vida.
Com informações Ag/Pa