A TIM Brasil comemora este mês os resultados alcançados com seu Projeto Nacional de Geração Distribuída de energia, criado de forma pioneira pela empresa em 2017. Até 2021 serão, ao todo, 60 usinas de energia solar, hídrica e biogás, que vão gerar mensalmente 38GWh de energia, o suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. Até setembro desse ano, a operadora consumiu 62% com energia de fonte renovável, superando a meta estabelecida de 60%, A expectativa é chegar a 78% ao final de 2020 e acima de 80% em 2021.
O Projeto Nacional de Geração Distribuída, que começou com um piloto de Usina Hídrica em Minas Gerais, é uma das ações mais importantes para a empresa, alinhada com as iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance) adotadas pelo grupo. Mostra a importância da utilização de fontes de energia renováveis não só para reduzir custos de energia nos sites TIM, mas, principalmente, atender à crescente demanda por energia de forma limpa. Até outubro de 2020, foram implantadas 24 usinas de energia solar, hídrica e de biogás responsáveis pelo fornecimento de 15 GWh, atendendo a mais de 8 mil UCs, como antenas, torres de telecomunicações e lojas próprias.
Para Bruno Gentil, Chief Business Support Officer da TIM, o sucesso do projeto se reflete nos indicadores conquistados antes do término de 2020. “Este ano, mesmo com a pandemia, pretendemos chegar a 36 usinas, superando 78% de consumo com energia de fonte renovável até dezembro. Em 2021, queremos expandir usinas solares, e, até 2025 reduzir os custos com energia, usando os recursos excedentes na revitalização constante da rede.”
Em 2021, considerando a previsão do aumento de consumo elétrico causada pela expansão da cobertura de banda larga e da telefonia móvel, o projeto deve chegar a 60 usinas, com geração de energia de mais de 38GWh até meados do ano. O projeto conta hoje com parcerias com 30 concessionárias e 14 fornecedores. Em uma única concessionária, por exemplo, pode chegar a 89% de cobertura das suas Unidades Consumidoras.
Foto: Reprodução/O debate.
Informações: MassMedia Comunicação.