Um terremoto atingiu duas cidades do Pará nesta quinta-feira (3). O abalo sísmico, registrado durante a madrugada, foi sentido em Parauapebas e Canaã dos Carajás, localizadas no sudeste do estado. De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor teve magnitude 4,3 na Escala Richter, mas, felizmente, não há registros de feridos.
O fenômeno ocorreu em Parauapebas, a uma profundidade de 0 km, o que caracteriza um sismo raso, provavelmente localizado entre 0 e 10 km abaixo da superfície. Embora tenha sido considerado um tremor de magnitude moderada, moradores relataram que as casas chegaram a tremer.
Em Parauapebas, a população já está acostumada com pequenos abalos sísmicos, uma vez que outros tremores ocorreram na cidade recentemente. Em janeiro deste ano, foram registrados três tremores, com magnitudes de 2,8 no dia 4, 3,1 no dia 5 e 2,8 no dia 9.
Em Canaã dos Carajás, também houve relatos de moradores que sentiram o tremor. Segundo o portal Gazeta, uma testemunha afirmou que o abalo fez seu apartamento, localizado no bairro Jardim Florido, balançar.
Esclarecimento
A Prefeitura de Parauapebas, em nota, informou que até o momento, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) não recebeu nenhum alerta ou ocorrência relacionada ao tremor registrado na madrugada.
A Compdec explicou que, devido às características geológicas da região e à proximidade de Parauapebas com a Falha de Carajás, pequenos abalos sísmicos podem ocorrer com certa frequência. Contudo, a maioria desses eventos possui baixa magnitude e não é perceptível para a população.
A prefeitura reforçou ainda que, em casos de tremores ou qualquer situação que ofereça risco, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelos canais oficiais para que as avaliações necessárias sejam feitas. O atendimento está disponível 24 horas através dos seguintes contatos:
Central de Atendimento e Despacho (CAD): 190
WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO): (94) 99278-0431