Cerca de 60 pessoas estão atualmente retidas no túnel de Jinwen, localizado no norte do condado de Hualien, conforme informado pela Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan (NFA). Elas foram surpreendidas enquanto atravessavam o túnel durante o terremoto que atingiu Taiwan nesta quarta-feira (3).
Outras 15 pessoas estão presas no túnel de Dachingshui, também localizado no norte do condado de Hualien, de acordo com a NFA, que também relatou que dois cidadãos alemães ficaram presos em um terceiro túnel.
O Túnel Jinwen, com extensão de 400 metros, está situado em uma estrada estreita de 118 quilômetros ao longo da costa leste de Taiwan, passando por falésias próximas ao Oceano Pacífico. Apesar da sua beleza natural, a estrada é considerada perigosa.
A rodovia que conecta Hualien ao norte de Taiwan foi fechada após sofrer danos significativos devido a deslizamentos de terra e quedas de rochas causadas pelo terremoto.
Autoridades relatam que pelo menos nove pessoas perderam a vida em decorrência do terremoto, enquanto mais de 800 ficaram feridas.
Apesar dos danos, os hospitais na capital de Taiwan, Taipé, estão operando normalmente, conforme afirmado pelo governo municipal. No entanto, foi observado que pelo menos sete hospitais na cidade sofreram danos estruturais, incluindo quedas de telhas, tetos parcialmente danificados, rachaduras nas paredes e interrupções no fornecimento de eletricidade.