O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) quer que a tarifa de ônibus seja reajustado para R$4,87.
Na quarta-feira (22), o sindicato enviou pedido à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que disse estar realizando “estudos técnicos, de acordo com a legislação em vigor e no mais estrito interesse público”.
Em nota divulgada pelo Setransbel na noite de quarta, o sindicato informou que o último reajuste foi feito em 2019 e que “a capital paraense tem a segunda menor tarifa dentre todas as cidades do Brasil”.
O Setransbel disse, ainda, que “nenhum subsídio do governo e as empresas operando para apenas 75% dos passageiros registrados antes da pandemia, o preço do diesel aumentou 33,73%”.
“Além disso, o salário dos rodoviários subiu 8,76% neste período” e “sem reajuste da tarifa e considerável aumento em todos os preços, as empresas amargam grandes prejuízos, inclusive com paralisações de empresas e saídas do sistema”, afirma a nota.
Ainda de acordo com o Setransbel, “o preço da passagem é calculado em função dos diversos custos envolvidos e quantidade de passageiros pagantes”.
O sindicato aponta que, atualmente, “25% dos usuários são de gratuidades, em uma realidade onde quase 50% da receita é para pagar os funcionários e 30% para ser investido em combustível e manutenções necessárias”.
Foto: Taymã Carneiro
Informações: G1 Pará