Oitenta e cinco estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram vacinados nesta quarta-feira (14) contra a Covid-19, mediante articulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), que cedeu a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá Tocantins (Dsei Guatoc), em Belém, e disponibilizou profissionais de saúde para a aplicação da primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca.
“São indígenas que residem em territórios e, no momento, estão em Belém em razão dos estudos. Em alguns casos, foram vacinados também os familiares, que são acompanhantes deles na capital. Em articulação com a Universidade e a Sesai, oportunizamos a vacinação dessas pessoas”, informou a técnica da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais da Sespa, Eliene Rodrigues Putira Sacuena. Durante a atividade, a UFPA ainda ofereceu 85 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19.
Os estudantes indígenas vacinados na ação receberam a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca, com a indicação da segunda dose a ser aplicada no mesmo local dentro de 60 dias.
De acordo com o Vacinômetro da Sespa, dos 23.827 indígenas que podem ser vacinados contra a Covid-19 no Pará, 10.581 já receberam a primeira dose. Desses, 7.063 já estão imunizados com a segunda aplicação.
Foto: ASCOM/ Sespa
Informações: Agência Pará