A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou, na tarde deste domingo (22), dois novos casos de Covid-19 no estado. Os pacientes são uma mulher de 44 anos e um homem de 53, moradores de Belém. De acordo com a Sespa, ambos seguem com quadro de saúde estável.
As informações foram detalhadas durante uma entrevista coletiva, no Palácio do Governo, em Belém, comandada pelo governador Helder Barbalho e pelo titular da Sespa, Alberto Beltrame. Na coletiva, o governador afirmou que os dois pacientes apresentam um histórico parecido com os dois primeiros casos. Todos adquiriram o vírus em viagens ao sudeste do país.
“Todos os quatro casos que foram confirmados são em Belém. E todos os quatro casos estão vinculados a viagens ao Rio de Janeiro e São Paulo. Isso nos coloca numa condição de importação do vírus. Nós passamos a ouvir esses pacientes para identificar os contatos que possivelmente possam ter tido com familiares em Belém para que possamos priorizar os exames nesses grupos. Até o momento não temos registros de contágio comunitário no Pará”, explicou o governador.
Números atualizados
A Sespa informa que, até o momento há 04 casos confirmados de Covid-19 no estado, 101 casos descartados e 207 casos em análise. A atualização ocorreu às 14 horas de 22.03.2020.
Os casos suspeitos estão em análise no Instituto Evandro Chagas (IEC) e no Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA). No Brasil, segundo o ministério da Saúde, já são 1.546 casos confirmados e 25 mortes até este domingo (22).
Medidas de contenção
Helder Barbalho também falou sobre as outras estratégias já postas em prática pelo governo do Estado para conter o avanço do novo Coronavírus em território paraense. Entre elas, a liberação de mais de 20 leitos de UTI para atender possíveis pacientes, estrutura para atender até mil moradores de rua no Mangueirão e a liberação de R$ 100 milhões em linha de crédito para cooperativas e Micro e Pequenas Empresas.
Transporte interestadual – O govenador afirmou que está suspenso desde a meia noite de sábado (21) o transporte coletivo rodoviário e fluvial. A medida abrange a Estrada de Ferro Carajás, operada pela Vale, que transportará exclusivamente minério, sem tráfego de passageiros do Maranhão para o Pará.
Pessoas em situação de rua – O Governo do Pará iniciou ações para abrigar pessoas em situação de rua no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. O local, que abrigará centenas de pessoas em situação de rua está passando por adequações desde a manhã de hoje. Segundo Helder, o objetivo é adotar a mesma estratégia, em espaços semelhantes, nos municípios-polos do interior como Parauapebas e Marabá.
Campanha de vacinação – Helder Barbalho retificou as datas do calendário nacional de vacinação contra a gripe, reforçando que no Pará será descentralizado. Haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, e ainda em farmácias, supermercados e shoppings. Nestes, o atendimento será feito nas áreas de estacionamento. A orientação serve para todo o Estado.
Assista a íntegra da entrevista:
(Com informações de Adison Ferreira)
Foto: Reprodução/Youtube