A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realiza o III Ciclo Formativo do Programa “Trilhas no Pará”. A iniciativa visa garantir a permanente formação dos diretores, professores e técnicos que trabalham nas dez unidades escolares da rede pública estadual que já implementaram a nova modalidade de ensino, em caráter experimental.
Com a temática “Pará para cada criança e adolescente: trilhar caminhos é garantir direitos”, o evento visa apresentar estratégias efetivas que auxiliem profissionais da educação no combate à cultura do fracasso escolar, e diagnosticar o nível de leitura e escrita dos estudantes para o desenvolvimento de ações pedagógicas que contribuam com a superação das deficiências de aprendizagem.
No primeiro dia, a programação ocorreu no auditório Prof. Dionísio Hage, na sede da Seduc, em Belém, quando foram pactuadas novas ações para fortalecer a cooperação entre a instituição pública e o Unicef, via assinatura do Memorando de Entendimento da Trajetórias de Sucesso Escolar, o qual instituiu, em 2020, o Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar – Trilhas no Pará e as atividades do Busca Ativa Escolar.
Representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), do Ministério Público do Pará (MPPA), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), gestores das Unidades Seduc na Escola (USE) e Unidades Regionais de Educação (URE) também participaram da abertura do encontro.
De acordo com a chefe de Educação do Unicef Brasil, Mônica Pinto, quase 6 milhões de crianças e adolescentes em todo o País estão em defasagem na idade-série, situação agravada devido à pandemia da Covid-19. A representante acrescentou que a Seduc é um dos principais parceiros no Pará para combater a cultura e a naturalização do fracasso escolar.
Com informações Ag/Pa
Foto Eliseu Dias / Ascom Seduc