O Telemedicina Pará faz parte do Programa “Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil por meio da Telemedicina”, fruto de uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi) com o Hospital Israelita Albert Einstein, em que são ofertadas teleconsultas em sete especialidades médicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. Atualmente os pontos de acessos às consultas especializadas estão em 25 municípios, já estão registrando 1.766 atendimentos desde que o projeto foi retomado pela Secretaria, em agosto deste ano.
Na prática, o paciente passa por uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde é identificada a necessidade de um especialista. Então, o agendamento poderá ser solicitado por meio do sistema do Hospital Albert Einstein. Na data e horário agendados, o paciente retorna à UBS para consulta com o médico generalista presencial e o especialista da Telemedicina. É utilizada uma plataforma tecnológica que permite agendamento, acesso à videoconferência entre os médicos e o registro de informações em prontuário eletrônico.
atendimento por Telemedicina os seguintes municípios: Belém, Bujaru, Igarapé-Miri, Mocajuba, Cametá, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Portel, Rurópolis, Bom Jesus do Tocantins, Acará, Irituia, Ipixuna do Pará, Ourém, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, São Domingos do Capim, Aurora do Pará, Concórdia do Pará, Augusto Corrêa, Viseu, Santa Luzia do Pará, Maracanã e Curuçá. Com previsão inicial de implantação em 56 municípios, os próximos 31 terão o serviço implantado de forma gradativa, seguindo o planejamento da Sespa, que havia suspendido a execução do programa em função da pandemia de Covid-19.
Com informações da Agência Pará