Com o constante furto de materiais e destruição de partes já construídas da obra, dentre outros atos de vandalismo, o cronograma de execução do projeto enfrenta dificuldades para ser concluído. A creche que vai atender as famílias do bairro Uruará em Santarém , no Oeste do Estado, foi licitada com 80% de execução e está sob a responsabilidade de uma empresa construtora local, que tem seis meses para concluir os serviços. O prejuízo já chega a mais de 40 mil reais.
Diante do problema de segurança, o município precisou recorrer a uma parceria com as policias Civil e Militar e a comunidade do bairro para evitar prejuízos maiores e atrasos na entrega da obra .
“O caso é grave. Vândalos estão furtando material de construção, areia, brita e fiação elétrica. O vigia foi ameaçado por vários vândalos que estavam armados com um terçado. Com medo, pediu demissão. O vandalismo está atrapalhando o andamento da obra. Estamos na fase de acabamento para conclusão e terminar em seis meses. Mas, infelizmente, a bandidagem está impedindo. É um caso de polícia. O caso está sendo passado para as policias militar e civil e o conselho comunitário de segurança. Estamos costurando essa parceria para retomar e finalizar os trabalhos”, explicou o prefeito Nélio Aguiar.
Representantes da polícia militar já visitaram o local e deram inicio as medidas de segurança para evitar novos atos de vandalismo. “Rondas constantes devem ser realizadas para evitar a ação de vândalos. É inconcebível roubar a construção de uma creche”, disse coronel Maués da polícia militar.
(com
informações da prefeitura de Santarém)
Fotos:Mauro Nayan/
PMS