Nesta quarta-feira (24), completam-se 19 dias desde que a Região Metropolitana de Belém não registrou nenhuma precipitação, com as temperaturas alcançando máximas de 34°, conforme a meteorologia. Não há previsão de mudança no clima, que deve continuar com sol forte nos próximos dias. A quantidade de chuvas em Belém neste mês de julho está 80% abaixo do esperado, segundo Adriroseo Santos, coordenador do 1º Distrito de Meteorologia (Disme) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A situação deve começar a se alterar apenas em agosto.
O meteorologista Adriroseo Santos explica que a falta de chuvas é causada por um bloqueio atmosférico que impede a formação de precipitações. Além disso, a região está em transição entre os fenômenos El Niño e La Niña, que afetam as temperaturas das águas do oceano Pacífico. O La Niña está associado à diminuição da temperatura das águas, enquanto o El Niño está ligado ao seu aquecimento. “O La Niña é o fenômeno que costuma provocar chuvas na nossa região”, destaca Adriroseo.
A estiagem é ainda mais severa na região sudeste do Pará, onde cidades como Santa Maria das Barreiras, Conceição do Araguaia e Redenção não registram chuvas há quase 70 dias.