Depois de muitos cuidados, medidas restritivas intensas e distanciamentos sociais aplicados para evitar a propagação do novo coronavírus no território paraense é possível observar aos poucos os resultados.
Publicado no Diário Oficial, edição extra nº 34.634, na noite da sexta-feira (9), algumas regiões do Pará tiveram o bandeiramento atualizado para verde, o que significa uma retomada flexibilizada da maioria das atividades dos setores econômicos e sociais, desde que respeitadas as regras de proteção sanitária e distanciamento controlado.
No documento de 13 páginas, a atualização mostra que passam para o bandeiramento verde, considerado risco baixo de contaminação, as regiões: Metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Baixo Tocantins e Nordeste.
Em contrapartida, permanecem no bandeiramento amarelo, considerado risco intermediário de contaminação, as regiões: Marajó Ocidental, Baixo Amazonas, Xingu Carajás, Tapajós e Araguaia.
O que pode ou não?
Com as alterações de bandeiramento para verde, os municípios integrantes podem realizar eventos privados em locais fechados, com até 300 pessoas, limitados a 75% da capacidade do estabelecimento.
Restaurantes, lanchonetes, bares e estabelecimentos afins poderão funcionar desde que respeitem as regras de ocupação de espaço atualmente estabelecidas.
Permanece proibido ou fechado: boates, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos afins, bem como a realização de shows e festas abertas ao público, além da presença do público em eventos esportivos.
Foto: Bruno Cecim
Informações: Diário Online