Está tudo pronto para a inauguração do novo viaduto localizado no entroncamento das avenidas Mário Covas e Três Corações, em Ananindeua. A estrutura é o quarto viaduto entregue pelo Governo do Pará desde 2023 e promete beneficiar diretamente mais de 500 mil pessoas, promovendo melhorias significativas na mobilidade urbana da região metropolitana.
A obra foi pensada para desafogar o tráfego em horários de pico e facilitar o acesso entre vias estratégicas. Para o autônomo Valdeci Coimbra, a construção atende a uma demanda antiga da população. “Era necessário fazer essas obras para a nossa comunidade, da cidade, do Estado”, afirmou.
Segundo o engenheiro Ricardo Monteiro, do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), o novo viaduto permitirá o fluxo contínuo de veículos entre as avenidas Três Corações e Mário Covas, eliminando a necessidade de parada em semáforos. “A estrutura vai facilitar o trajeto de quem vem da Três Corações e precisa acessar a Mário Covas rumo à BR-316 e à João Paulo II”, detalhou.
Como vai funcionar o tráfego
O fluxo na avenida Mário Covas seguirá normalmente pela parte inferior da estrutura. Já os motoristas que trafegam pela avenida Três Corações, vindos da Cidade Nova, poderão utilizar o viaduto para acessar diretamente a Mário Covas, no sentido BR-316.
Quem seguir pela Mário Covas, em direção à BR-316 ou à avenida Augusto Montenegro, poderá realizar o retorno pela rotatória sob o viaduto.
Moradores da região já sentem os impactos positivos antes mesmo da entrega oficial. A dona de casa Jacinei Mendonça acredita que a intervenção vai valorizar a entrada da Cidade Nova e reduzir os congestionamentos frequentes. “Vai melhorar muito. A entrada da Cidade Nova será mais valorizada. Para mim, está ótimo”, comentou.
A confeiteira Naeli Assunção, moradora do bairro Jaderlândia, compartilha da mesma expectativa. “Vai facilitar a vida de quem precisa acessar a Mário Covas e melhorar a fluidez do trânsito para toda a população”, avaliou.
Viaduto também recebe intervenção artística
Além de funcional, o novo viaduto ganha um toque de arte com grafites assinados pelo artista Moisés Oliveira, morador de Marituba e com 23 anos de trajetória no grafite. Inspirado pela natureza amazônica, ele contou com a ajuda das filhas para finalizar a obra. “É uma honra ocupar esse espaço. Sempre sonhei em pintar grandes telas da cidade, e agora estou realizando esse sonho”, afirmou.
Outros viadutos já entregues
Desde 2023, o Governo do Pará entregou três viadutos em pontos estratégicos da Região Metropolitana: o primeiro na BR-316 com a avenida Ananin, em Ananindeua; o segundo, na BR-316 com a Alça Viária, em Marituba; e o terceiro, na BR-316 com a avenida Independência, também em Ananindeua.