Em sessão realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), foi aprovado o Projeto de Lei nº 554/2024, que autoriza o Governo do Pará a prorrogar por mais um ano a vigência do programa “Água Pará”. O projeto será sancionado nos próximos dias pelo governador Helder Barbalho, garantindo a continuidade do benefício que subsidia até 20 mil litros de água para clientes de baixa renda da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Implantado em 2021, o Programa “Água Pará” já beneficiou cerca de 1 milhão de pessoas e é uma das principais iniciativas do Governo do Estado para promover o acesso à água potável, em conformidade com diretrizes federais e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para 2024, uma das estratégias para ampliar o número de beneficiários inclui ações integradas com outras secretarias estaduais e parcerias com instituições da sociedade civil. “Além das caravanas nos municípios atendidos pela Cosanpa, realizamos atendimentos em locais como as Usinas da Paz, Mangueirão e Verão em Salinópolis. Com a renovação do programa, já iniciamos o planejamento para os próximos meses e esperamos expandir esse benefício a um número cada vez maior de pessoas no Estado”, afirmou José Fernando.
Cadastro para o Benefício
Para ter acesso ao programa, é necessário ser cliente da Cosanpa e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) como baixa renda, utilizando o mesmo CPF associado à Companhia. As solicitações para inclusão no “Água Pará” podem ser feitas durante as Caravanas ou nas Lojas de Atendimento, mediante apresentação de documentos pessoais que comprovem os critérios exigidos, além do cartão do Programa Bolsa Família ou um resumo do CadÚnico.