Cerca de 700 mil máscaras e 268 mil luvas cirúrgicas descartáveis destinadas a profissionais de saúde reforçam a atuação das equipes de onze hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada, em municípios onde a Vale mantém operações no Pará. Os materiais fazem parte dos equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados pelos profissionais de saúde e se somam às doações feitas pela mineradora aos governos Federal e Estadual.
As entregas dos materiais contemplam hospitais sediados nos municípios de Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Tucumã e Redenção e foram concluídas nesta segunda-feira, 20 de abril. A distribuição considera critérios técnicos, como número de habitantes, entregas realizadas pelo governo federal e a presença da Vale na região.
Ao longo dos meses de abril e maio, novos equipamentos de proteção, entre máscaras N95 e aventais plásticos, além de kits de testes rápidos serão doados diretamente pela Vale nos estados onde a empresa mantém suas operações no Brasil.
“A Vale vem somando esforços aos governos no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Estamos reforçando as ações preventivas nas nossas operações e apoiando o poder público nas suas medidas de proteção à sociedade. A doação de EPIs é mais uma contribuição para proteger os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença”, destaca o gerente de Sustentabilidade Norte da Vale, José Carlos Sousa.
Os hospitais beneficiados com a doação direta da Vale são: Hospital Municipal de Marabá; Hospital e Maternidade Elcione Barbalho (Curionópolis); Hospital Municipal Daniel Gonçalves e Hospital 5 de Outubro (Canaã dos Carajás); Hospital Geral de Parauapebas Manoel Evaldo Benevides Alves e Hospital Yutaka Taketa (Parauapebas); Hospital Regional Público do Araguaia (Redenção); Hospital Santa Lúcia e Hospital Municipal Jadson Pesconi (Ourilândia do Norte); Hospital e Maternidade Santo Agostinho e Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazaré (Tucumã).
(Com informações da Ascom Vale)
Foto: Divulgação/Ascom Vale