O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, postou um vídeo nos stories do seu perfil pessoal no Instagram, no domingo (12), no qual o rosto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em uma montagem carregando um caixão.
O vídeo é referência ao “meme do caixão” que viralizou nas redes sociais. A cena incomum ocorre em funerais realizados em Gana, na costa oeste da África. As imagens foram gravadas para uma reportagem realizada pela BBC em 2017.
Na montagem, o rosto de um dos homens que carregam e dançam com o caixão no ombro é substituído por uma foto do presidente.
O vídeo não está mais disponível, mas no Twitter da deputada federal Sâmia Bomfim há um post que mostra o que foi publicado. Na legenda a deputada questiona: “Esse vídeo foi publicado no Instagram do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto. É uma montagem de Jair Bolsonaro rindo enquanto carrega um caixão. É uma piada com os mortos por covid-19? É uma admissão de culpa pelo desprezo do governo às orientação sanitárias?”.
A publicação foi feita em meio à pandemia do novo coronavírus e um dia após Luiz Henrique Mandetta criticar a dubiedade do discurso do governo no combate ao novo coronavírus. Gilson Machado Neto não comentou o caso.
(Com informações do jornal O Globo)
Foto: Reprodução | Isac Nóbrega /PR)