Prefeitura de Belém cria protocolo após enxames de abelhas

Após mais de cinco registros de enxames de abelhas durante o mês de julho, a prefeitura de Belém implementou um protocolo de segurança para lidar com essas ocorrências. A decisão foi tomada em uma reunião com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

No dia 15 de julho, uma mulher de 62 anos foi hospitalizada após ser atacada por abelhas no bairro de Nazaré, em Belém. Ela foi atacada dentro de uma casa onde prestava serviços. Outras pessoas que tentaram ajudá-la também foram picadas.

Para esses casos, ficou estabelecido que a Defesa Civil de Belém será o órgão responsável por coordenar o protocolo de emergência, além de acionar outras instituições como o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A reunião também contou com a participação de apicultores, que discutiram um plano de ação para a remoção segura de abelhas em áreas urbanas e a criação de um protocolo de acionamento dos órgãos envolvidos.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, nas últimas semanas, houve mais de cinco chamadas de diversos pontos da cidade, incluindo os bairros de Nazaré e Sacramenta, relacionadas a enxames de abelhas. Especialistas afirmam que a presença recorrente de colmeias na capital é devido ao verão, quando as chuvas diminuem e há mais oferta de alimento, além de ser o período de reprodução das abelhas da espécie Apis mellifera.

Alguns cuidados devem ser tomados ao lidar com abelhas:

  • Nunca jogar fumaça
  • Nunca atirar objetos
  • Evitar gritos e movimentos bruscos que possam ameaçar as abelhas, pois elas tendem a ferroar se se sentirem ameaçadas
  • Afastar-se do local onde a colmeia está instalada
  • Evitar cheiros fortes de produtos químicos, perfumes e cremes corporais, que atraem as abelhas

Serviço: Em casos de enxames de abelhas, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (91) 98439-0646, disponível 24 horas, ou pelo Centro Integrado de Operações (CIOP) no número 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *