Nesta quarta-feira (30), o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPA), localizado em Belém e vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), proporcionará à população da capital a oportunidade de observar um espetáculo astronômico singular: a Superlua. As sessões especiais irão ocorrer hoje (30) e quinta-feira (31), entre 18h30 e 21h, com entrada gratuita.
Os observadores poderão contemplar o satélite natural quando ele estiver em sua máxima proximidade em relação ao nosso planeta. Essa, que será a segunda lua cheia do mês de agosto, também se revelará em uma rara tonalidade azulada, por isso, também é chamada de “lua azul”.
A lua é o corpo celeste mais próximo da Terra e sempre despertou curiosidade e interesse da humanidade, atribuindo até mesmo valores místicos a ela. Em determinados momentos do ano é possível observá-la maior e mais brilhante, o que costuma chamar ainda mais a atenção dos admiradores.
Segundo o diretor do Planetário, José Roberto Alves, a visualização de uma Superlua é uma chance especial para os observadores do céu e entusiastas da astronomia apreciarem um fenômeno natural que destaca a relação entre a Terra e a lua.
“A observação da Superlua pode ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a órbita lunar ao redor da Terra, bem como os conceitos básicos de astronomia. E também de explorar como os movimentos celestes influenciam o que vemos no céu”, convida o professor.
Serviço:
Observação da Superlua
Horário: 18h30 às 21h
Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará (Rodovia Augusto Montenegro, km 3, s/n)
Data: 30/08 e 31/08
Entrada gratuita
Com informações: Agência Pará