A primeira edição do Parárraiá, o São João da Amazônia, começa nesta quinta-feira (13) de forma gratuita no estacionamento do Mangueirão. Este evento é uma iniciativa do governo do Estado e contará com shows de artistas regionais e nacionais durante quatro dias de celebração.
Até domingo (16), a programação inclui uma feira de economia criativa, espaço gastronômico, workshops sobre gestão financeira e investimentos, desfiles de moda, entre outras atividades. O Pará se junta aos maiores arraiás juninos do Brasil, com entrada a partir das 18h e ingressos vendidos apenas para camarotes.
No primeiro dia, as atrações incluem Luan Santana, Henry Freitas, Mari Fernandez, Os Reis das Marcantes e Super Pop. Haverá também apresentações de quadrilhas locais, com Amor de Mensageiro e Encanto da Juventude iniciando as performances.
Economia Criativa
Organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a Feira de Economia Criativa contará com 20 estandes vendendo produtos artesanais, como joias, acessórios, roupas, óleos e papercraft. Localizada à esquerda da entrada principal, o espaço também terá apresentações de artistas regionais a partir das 19h, incluindo Frutos do Pará (dia 13), Carimbó Sancari (dia 14), Sabor Marajoara (dia 15) e Boi Veludo (dia 16).
“O nosso objetivo é fomentar a economia criativa paraense e o turismo, celebrando a nossa cultura junina em junho. Durante esses quatro dias, valorizaremos a cultura popular do Estado, com shows gratuitos e a participação de pequenos empreendedores locais,” afirmou o secretário de Cultura, Bruno Chagas.
Espaço Gastronômico
O Parárraiá oferecerá experiências únicas no espaço gastronômico, liderado por chefs que destacarão os sabores do São João da região amazônica.
“Estou muito ansiosa para ver o Luan Santana. Sou fã dele há muitos anos e será a primeira vez que irei ao show. Acho que o evento vai ser maravilhoso, com artistas incríveis e de forma gratuita para que todos possam participar e conhecer o verdadeiro São João do Pará,” disse a estudante Daiane Silva.
Segurança Pública
Mais de mil agentes de segurança, estaduais e municipais, atuarão no evento, coordenados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). As ações integradas garantirão a segurança dos participantes, com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) no local.
“O nosso objetivo é garantir uma festa segura para todos. As equipes estarão monitorando e fiscalizando o evento desde o entorno até dentro do estádio,” disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Ação e Inovação
O evento marcará o lançamento do aplicativo “IMEIGUARD,” uma nova ferramenta para identificar e recuperar celulares roubados e furtados. Agentes da Segup realizarão o cadastro dos IMEIs dos celulares dos participantes no sistema “Alerta Celular Pará,” agilizando a devolução em caso de ocorrências.
Luciano de Oliveira, secretário adjunto de Operações da Segup, explicou que “a Segup coordenará a operação integrada de segurança pública, com monitoramento por câmeras com inteligência artificial, patrulhamento ostensivo e orientação do trânsito nas vias de acesso ao Mangueirão.”
Agentes e Monitoramento
Durante os quatro dias do evento, mais de mil agentes estarão presentes, realizando ações de segurança pública e monitoramento em tempo real com câmeras de videomonitoramento e inteligência artificial. A Polícia Militar patrulhará o local e o entorno, visando inibir ações criminosas e garantir a segurança do público.
Trânsito
Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) fiscalizarão e orientarão o trânsito nas vias de acesso ao estacionamento do estádio, com foco na segurança e fluidez. O acesso de veículos será exclusivo pela Transmangueirão, no portão do estacionamento do lado B.
A Polícia Civil atuará na Delegacia Especializada no Atendimento a Grupos Vulneráveis, com ações contra a violência e atendimento no CICC Móvel. Denúncias poderão ser feitas através de QR Codes fixados nos banheiros do estádio.
Programação do Parárraiá
13 de junho: Luan Santana, Henry Freitas, Mari Fernandez, Os Reis das Marcantes, Super Pop. Quadrilhas Amor de Mensageiro e Encanto da Juventude.
14 de junho: Wesley Safadão, Hugo e Guilherme, Matheus Fernandes, Fruto Sensual, Crocodilo. Quadrilhas Mocidade Junina e Sedução Ranchista.
15 de junho: Nattan, Manu Batidão, Dennis DJ, Xeiro Verde, Príncipe Negro. Quadrilhas Rainha da Juventude e Balão de Ouro.
16 de junho: Xand Avião, Joelma, João Gomes, Pinduca, Carabao. Quadrilhas Paraíso Junino e Tradição Junina.
Local: Estacionamento do Mangueirão, rodovia Augusto Montenegro, Belém.
Horário: a partir das 18h.
Entrada gratuita com venda de camarotes. Tickets de estacionamento vendidos antecipadamente devido à quantidade limitada de vagas.
Mais informações: Instagram do evento.
Durante o evento, será proibida a entrada de mochilas, armas, garrafas de vidro e objetos cortantes.