Mantendo uma trajetória positiva na criação de empregos, o Pará registrou cerca de 46 mil novos postos de trabalho este ano, ocupando a 12ª posição no ranking nacional de empregabilidade. Os dados foram divulgados em um novo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.
Em setembro, o estado registrou 42.508 admissões e 33.939 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 8.569 postos. Este é o nono mês consecutivo de resultados positivos, com destaque para os setores de comércio, serviços e construção civil.
Adicionalmente, o Pará respondeu por cerca de 38% de todos os postos de trabalho na Região Norte, liderando o ranking entre os estados dessa região.
Para incentivar a empregabilidade, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), gerenciado pela Seaster, tem realizado recrutamento e pré-seleção de profissionais. Além da intermediação de mão de obra, o Sine oferece serviços públicos gratuitos, como cadastro de vagas de emprego, entrevistas, atualização de currículos e emissão de seguro-desemprego.
Em Belém, os trabalhadores podem acessar o banco de vagas e realizar seu cadastro presencialmente nas Estações Cidadania nos bairros Guamá e São Brás, além do Shopping Pátio Belém, e nas Usinas da Paz localizadas em Icuí, Cabanagem, Marituba, Bengui, Terra Firme, Jurunas e Guamá.