Mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19 chega ao Pará na madrugada desta sexta-feira (2), enviada pelo Ministério da Saúde. São 234.150 doses, sendo 215.400 da CoronaVac/Sinovac, imunizante desenvolvido no Brasil pelo Instituto Butantan, e 18.750 da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esta é a 11ª remessa enviada ao Estado, que agora totaliza 1.331.090 doses recebidas.
“A nossa preocupação é garantir a entrega das vacinas a todas as regionais de saúde de modo rápido, seguro e eficaz. Queremos seguir, sem interrupções, com a vacinação dos grupos prioritários, mas a população também precisa fazer a sua parte. É importante que todos saibam a importância da imunização, assim como do uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social”, explica o titular da Sespa, Rômulo Rodovalho.
Logística – O Pará segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Parte das novas doses deve ser armazenada para garantir a segunda dose de quem já iniciou a imunização. A equipe de logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) já está organizando a distribuição das doses. A expectativa é que a ação inicie já no sábado (3). O envio será feito por via terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
“O nosso planejamento inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos, para o interior do Estado, e garantir que essas localidades vacinem pessoas com mais de 60 anos. Cada município recebe doses segundo o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação”, informa Marcus Coura, assessor de Logística da Sespa.
Foto: Agência Pará
Informações: Agência Pará