O governador Helder Barbalho disse, na manhã desta sexta-feira (22), em suas redes sociais, que o Ministério da Saúde garantiu ao governo do Pará que o Estado poderá contar com uma cota maior, entre os novos lotes emergenciais de vacinas contra a covid-19, liberados pela Índia. Essas doses ainda serão encaminhadas ao Brasil e distribuídas, em nova operação logística, aos estados brasileiros. Segundo disse o governador, a previsão é que, “caso cheguem [ao Brasil] dentro do prazo indicado”, as novas doses de vacinas “estarão prontas para uso no sábado (23)”.
Na postagem, Helder confirmou que pediu ao Ministério da Saúde “que a cota destinada ao Pará fosse maior”, devido ao Estado ter municípios vizinhos ao Amazonas.
“O Ministro [da Saúde] me garantiu que irá disponibilizar”, disse Helder. Classificando as postagens como “boas notícias hoje sobre novas doses de vacinas”, o governador também publicou no Twitter a informação de que a Anvisa teria pautado para as 15h dessa sexta a
“autorização de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac”, e que também está prevista a chegada ao Brasil de “2 milhões de vacinas” de Oxford.
“A carga foi autorizada ontem pelo governo da Índia e, caso cheguem dentro do prazo indicado, estarão prontas para uso no sábado (23)”, postou Helder. O governador do Pará também fez um agradecimento em suas redes sociais ao Instituto Butantan e à Fiocruz, produtoras da Coronavac e da vacina de Oxford, “por estarem garantindo mais vacinas à população.
Foto: ASCOM/ Santa Casa
Informações: Diário Online