Agentes da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreendeu cerca de 4 mil caranguejos, que estão em período de reprodução (defeso), em Curuçá, município do Nordeste do Pará.
A apreensão ocorreu na última terça-feira (24/01), durante a “Operação Suatá”, mobilizanda ana Unidade de Conservação Federal Reserva Extrativista Mãe Grande Curuçá. Não houve autuação porque os infratores fugiram por entre o manguezal. Segundo a delegada Soranda Nascimento, diretora da Demapa, o período do defeso foi criado para proteger os caranguejos na época de reprodução da espécie, quando os animais saem dos manguezais e ficam mais vulneráveis.
Durante a ação foram abordadas embarcações com apoio de lanchas do ICMBio, e apreendidos 4.500 caranguejos. A operação prossegue em outros municípios da região. Todos os animais apreendidos foram devolvidos ao habitat natural em Curuçá, como determina a legislação ambiental.
Com informações Ag/Pa