Ovos de Páscoa ficam 9,5% mais caros em 2025 e sobem 43% em 3 anos

De acordo com um levantamento preliminar da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os ovos de Páscoa sofreram um aumento de 9,52% neste ano, um percentual menor do que o registrado em 2024, quando o aumento foi de 10,33% antes da Páscoa. Com essa elevação em 2025, o preço dos ovos de Páscoa acumula uma alta de 43% nos últimos três anos.

A pesquisa também revelou que o preço do chocolate teve um aumento de 27,09% este ano, enquanto os bombons ficaram 13,58% mais caros. O bacalhau, outro item tradicional da Páscoa, teve um aumento de 3,91% em comparação ao ano passado.

Guilherme Moreira, coordenador do Índice de Preços ao Consumidor da Fipe (IPC-Fipe), explicou que a alta nos preços é principalmente resultado do aumento nos custos de produção do chocolate. O mercado de cacau foi impactado por questões climáticas, o que reduziu a oferta mundial e fez com que o preço desse insumo subisse consideravelmente nos últimos três anos.

Uma reportagem do Estadão, publicada anteriormente, já havia antecipado uma alta de cerca de 10% no preço dos ovos, refletindo, entre outros fatores, um aumento de 200% no preço do cacau, que atingiu o valor mais alto em 50 anos no mercado internacional.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) também divulgou dados sobre a produção deste ano, indicando que foram fabricados 45 milhões de ovos de Páscoa, o que representa uma redução de 22,5% em relação ao ano passado, quando foram produzidos 58 milhões de unidades. Por outro lado, a variedade de outros produtos que incluem chocolate em sua composição aumentou de 611 tipos em 2024 para 803 neste ano, uma alta de 31,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe em suas redes!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email