O Instituto Floresta Tropical (IFT), em parceria com o Fundo Amazônia lançou, nesta segunda-feira (10), o documentário “Florestas Comunitárias”. O curta-metragem, produzido pela Marahu Filmes, destaca quatro iniciativas de manejo florestal sustentável em unidades de conservação do Pará. O audiovisual pode ser conferido no canal do IFT, no YouTube.
“O filme é uma excelente oportunidade para compreender a importância do manejo florestal comunitário e as experiências das Reservas Extrativistas que já adotam esse modelo de desenvolvimento sustentável, responsável em manter a floresta em pé”, afirma Marcelo Galdino, coordenador de projetos do IFT.
Dirigido pelo cineasta Felipe Cortez, com a produção executiva da Marahu Filmes e a supervisão de roteiro do jornalista Adison Ferreira, o documentário mostra como os projetos de manejo atendidos pelo IFT tem mudado a vida de comunitários das Reservas Extrativistas Verde Para Sempre, Arióca Pruanã, Mapuá e Terra Grande Pracuúba.
O filme é resultado do projeto Florestas Comunitárias, promovido pelo IFT, através do Fundo Amazônia. Criado em 2018, o projeto tem o objetivo de apoiar a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí em unidades de conservação da Amazônia.
Assista “Florestas Comunitárias”