Para evitar a captura e comercialização de espécies pesqueiras protegidas pelo período de defeso, a Secretaria de meio ambiente de Óbidos, no Oeste paraense, intensificou as fiscalizações e apreendeu cerca de 15 toneladas de pescado na madrugada da última Quarta-feira.
Desta vez o pescado foi encontrado em uma embarcação da cidade de Parintins no estado do Amazonas, abordada pelos agentes de fiscalização da Semma, quando descia o leito do rio Amazonas com destino final a cidade de Abaetetuba.
Na abordagem uma nota fiscal referente a 21 toneladas de sarda, surubim e pescada foi apresentada. Mas, desconfiados os agentes continuaram seguindo a embarcação, que horas depois começou a receber uma outra carga não declarada de Mapará.
A embarcação foi levada para o porto de Óbidos, e os proprietários confessaram que a carga ilegal havia sido camuflada pela nota do pescado declarado. O peixe apreendido foi novamente doado a comunidade.
No início da semana uma carga com 10 toneladas, também da espécie Mapará havia sido apreendida pelos agentes no município. O período de defeso é protegido por lei por ser essencial para a existência e reprodução desta e de outras espécies de pescado
Fotos: Elton Pereira / Arquivo pessoal