O Centro de Controle Operacional do BRT Metropolitano, erguido pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), está em fase final de construção na Avenida Augusto Montenegro, em Belém.
Sua função será integrar os sistemas de monitoramento, controle, gestão de passageiros e segurança das Estações e Terminais de ônibus expressos, tudo conectado via Fibra Óptica. Equipado com tecnologia digital de última geração, o Centro já está recebendo a instalação dos equipamentos. Uma infraestrutura de comunicação de ponta está sendo estabelecida através da construção de um Anel Óptico Metropolitano, que percorrerá a Rodovia Augusto Montenegro, Almirante Barroso e BR-316 até Marituba.
As estações e terminais serão equipados com dispositivos de ponta, incluindo PMVs (painéis de mensagem variável) que fornecerão informações aos usuários. Diversos programas serão implementados para gerenciar desde a abertura de portas até o controle de acessos, sistema de sonorização e contagem de passageiros.
O sistema semafórico será monitorado, enquanto câmeras de segurança serão instaladas nas estações, terminais e ao longo da BR-316. Além disso, as estações oferecerão Wi-Fi aos passageiros. Toda essa tecnologia estará concentrada no prédio do Centro de Controle Operacional, projetado com critérios de sustentabilidade visando a certificação LEED do GBC Brasil, com placas fotovoltaicas no telhado para geração de energia sustentável.