O Ministério Público do Pará (MPPA) manifestou preocupação com a realização de provas de concursos em meio à nova onda de Covid-19 no Pará, diante de aumento de casos positivos e óbitos. Somente o concurso da Polícia Civil tem aproximadamente 100 mil inscritos de todo o país e candidatos questionaram a segurança sanitária dos certames.
Segundo o MPPA, uma reunião foi realizada com representantes do governo estadual, junto às promotorias de Justiça de Direitos Constitucionais e Grupo de Trabalho Estratégico (GTE).
O órgão se posicionou pelo adiamento das provas da Polícia Militar e da Polícia Civil, previstas para os próximos dias em Belém e outros municípios do estado. Para o MPPA, deve haver “inevitável aglomeração em frente aos locais e salas de prova.
As promotorias então pediram que o Governo do Estado avaliasse, com urgência, a possibilidade de adiar as provas dos concursos por pelo menos mais um mês até que o quadro pandêmico melhore. De acordo com o MP, a “realização de concursos públicos contraria o próprio decreto governamental, que não permite realização de aglomeração e reunião de mais de 10 pessoas em um mesmo ambiente”.
A prova do concurso da Polícia Militar marcada para o próximo fim de semana será para os candidatos do sexo masculino, com cerca de 67 mil inscritos. no último domingo, o concurso da PM feminina teve cerca de 26 mil candidatos inscritos e pontos de aglomeração foram registrados.
Foto: Agência Brasil
Informações: G1 Pará