Mercado de São Brás contará com um centro de convenções e restaurante panorâmico

Uma das revitalizações mais esperadas em Belém em preparação para a 30ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP 30) é a reforma do Mercado de São Brás. Iniciada em junho do ano passado, a obra deve ser concluída em setembro. De acordo com a Prefeitura de Belém, 75% do projeto já está concluído, com avanços significativos na área dos restaurantes: 93% da cobertura do mercado e anexo está pronta, e os blocos de gastronomia, refeição e feira estão finalizados, faltando apenas a pintura.

O investimento totaliza quase R$ 119 milhões, provenientes da gestão municipal e do governo federal, e a requalificação do espaço deve gerar cerca de 3.500 empregos, diretos e indiretos. As áreas reformadas incluem o prédio histórico, integrado à Praça Floriano Peixoto, e um estacionamento para 200 carros. Mais de 200 trabalhadores serão beneficiados diretamente, impulsionando o comércio local e atraindo milhares de visitantes diários. A última grande melhoria no Mercado de São Brás ocorreu no início dos anos 2000.

O espaço revitalizado contará com centro de convenções, restaurante panorâmico e terraço (Mácio Ferreira / Agência Belém). Com mais de 16 mil metros quadrados de reforma, o local se transformará em um complexo de comercialização, fomento à cultura, gastronomia e turismo. O projeto de restauração, assinado pelo arquiteto Aurélio Meira, inclui centro de convenções, restaurante panorâmico, terraço, área para boieiras, feira, elevadores e escadas rolantes, estacionamento com mais de 200 vagas e um boulevard. Além disso, 15 vias do bairro serão pavimentadas.

De acordo com o prefeito Edmilson Rodrigues, o espaço será entregue à população em setembro, sendo um “grande presente”: a devolução de um dos mais importantes centros de turismo, gastronomia e cultura do Brasil, o Mercado de São Brás. A obra está a cargo da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).

Segundo o engenheiro da obra, Leonardo Santos, nos meses de julho e agosto, a equipe iniciará a reforma da Praça Floriano Peixoto, em frente ao mercado. “Nosso foco para julho e agosto são principalmente as praças, com pavimentação, urbanismo e paisagismo. Temos a praça Floriano Peixoto e outras praças ao lado do mercado que fazem parte do complexo”, explicou Leonardo.

O mercado, criado no início do século XX pelo arquiteto italiano Filinto Santoro, possui estrutura em ferro e mescla elementos do art nouveau e neoclássico, com detalhes escultóricos em ferro e azulejos decorativos.

Requalificação do Mercado de São Brás:

  • Investimento: R$ 118.389.146,18
  • Empregos gerados: 3.500 (500 diretos e 3.000 indiretos)
  • Andamento da obra: 75% concluída
  • Áreas contempladas: Reforma e revitalização completa do prédio histórico, integrado à Praça Floriano Peixoto e estacionamento para 200 carros
  • População beneficiada: Mais de 200 trabalhadores diretamente, o comércio local e milhares de visitantes diários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *