As obras do viaduto na avenida Mário Covas, cruzando a avenida Independência em Ananindeua, avançam rapidamente, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025. Na terça-feira (29), as equipes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciaram uma nova fase: a construção das rampas do viaduto, que será erguido sobre a avenida Independência. Para essa etapa, haverá uma alteração no trânsito da Mário Covas, entre a Independência e a Passagem Santa Paz.
O engenheiro Ricardo Monteiro, responsável pela fiscalização da obra, explica: “Devido às escavações profundas e à intensa movimentação de máquinas para a construção do muro e da terra armada, será necessário interditar temporariamente o acesso da avenida Mário Covas para a Independência nesse trecho, inicialmente.” O tráfego nos dois sentidos da avenida Independência continuará liberado.
Mudanças no tráfego
Com o objetivo de finalizar a obra rapidamente, essa fase deve levar cerca de 90 dias. Pedestres e ciclistas devem utilizar os “caminhos seguros” designados para atravessar a área em obras. Veículos de passeio e ônibus são orientados a utilizar rotas alternativas à Mário Covas, como a avenida Brasil, a Rua São Pedro, Jiboia Branca, a Rua São Luiz e Hélio Gueiros.
Detalhes do viaduto
O viaduto, que terá 350 metros de extensão, será construído na avenida Mário Covas, sobre a avenida Independência. Com mão-dupla, permitirá o fluxo livre na Mário Covas, sem interrupções por semáforos.
Além desse projeto, o governo do Estado está desenvolvendo mais quatro viadutos para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Belém, que estarão localizados na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações; na BR-316 com a Alça Viária; na BR-316 com a Independência; e na avenida João Paulo II com a Dr. Freitas.