Um fenômeno conhecido como ‘terras caídas’ assustou moradores da cidade de Afuá, no arquipélago do Marajó, nordeste do Pará, nesta terça-feira (26/04). Imagens mostram uma ‘ilha’ que se desprendeu da terra fixa e flutuou pelo rio Amazonas. O secretário de Meio Ambiente de Afuá, Hilder Félix, afirmou que, após passar pela orla do município, a ‘ilha’ encalhou no trapiche de uma empresa local. Por conta disso, será necessário reposicioná-la no fluxo das correntes fluviais, para que siga o percurso.
O secretário também informou que uma equipe técnica iria ao local, para medir com precisão o diâmetro do segmento argiloso, que será desencalhado por embarcações. Nas imagens, também é possível ver quando uma grande embarcação é atingida pelo pedaço de terra. Segundo o secretário Hilder Félix, as principais preocupações envolvem a possibilidade de moradores subirem na ‘ilha’, além dos prejuízos à empresa onde ela encalhou.
especialistas falaram a necessidade de um trabalho de campo para levantar informações acerca das características físicas e hidrológicas, além de mapear os setores sujeitos à erosão. É necessário quando fatos como esse aconteça, que os moradores locais se afastem das margens erosivas e fiquem atentos para evitar colisão das embarcações com as ‘ilhas”.
Com informações G1
Fotos e vídeos reprodução internet