O Governo do Pará investirá R$ 48 milhões na construção do Complexo Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Esta grande estrutura será integrada ao Centro Arquitetônico de Nazaré, incluindo a Basílica Santuário e outros espaços relacionados. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, anunciou detalhes do projeto em uma coletiva de imprensa na tarde de terça-feira, 3, no auditório Dom Vicente Zico, Centro Social de Nazaré.
A iniciativa visa melhorar o acesso dos fiéis, oferecer mais segurança e conforto, além de estimular o turismo religioso e cultural e movimentar a economia durante o ano inteiro, e não apenas durante as festividades da quadra nazarena. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), as obras devem começar entre o final deste ano e início de 2025, com duração estimada de dois anos.
O Novo Santuário será construído em parte do terreno do estacionamento da Basílica de Nazaré, de frente para a Rua Dom Alberto Ramos e a Praça Santuário. O projeto inclui uma área construída de dez mil metros quadrados com estacionamento subterrâneo para carros e motos, térreo com nave para 2.670 pessoas, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas de padres, lanchonete e recepção; mezanino com nave para 1.700 pessoas; 1º pavimento com dois novos museus; 2º pavimento com centro administrativo; 3º pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis; mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, entre outros espaços.
A coletiva também contou com a presença da Secretária de Estado de Cultura (Secult), Úrsula Vidal; o diretor da DFN, Antônio Salame; o Pe. Paulo de Tarso, representando a Arquidiocese de Belém; e o Pe. Josué Bosco, representando a congregação barnabita.
Salame destacou que as estruturas atuais da quadra nazarena não suportam mais a demanda de outubro e não incentivam o fluxo turístico contínuo, algo que outras cidades com tradição religiosa já conseguiram promover.