Helder Barbalho destaca progresso das obras para a COP 30 em evento com Lula

O governador do Pará, Helder Barbalho, apresentou nesta sexta-feira (14) os avanços nas obras de preparação de Belém para a COP 30, durante uma cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversas autoridades do Executivo e Legislativo nacional e estadual. Durante o evento, também foram anunciados novos investimentos e políticas públicas federais.

Barbalho destacou que as obras do Parque da Cidade, principal local do evento, atingiram 75% de conclusão e que, no total, mais de 30 obras estão em andamento na cidade, gerando mais de cinco mil empregos. Ele também ressaltou a projeção do PIB para 2025, que indica que o Pará será o estado com maior crescimento no Norte e Nordeste, com 3,5%, o terceiro maior do Brasil.

Avanços estruturais e investimentos

Outro destaque foi o Porto Futuro II, projeto de revitalização da área portuária de Belém, que já tem 71% das obras concluídas. O local contará com o hotel cinco estrelas Vila Galé, o Parque de Bioeconomia da Amazônia, o Museu das Amazônias e espaços dedicados à gastronomia paraense.

Entre os principais investimentos citados pelo governador estão a construção da ponte Icoaraci-Outeiro, o Parque Linear da Doca, 16 obras de macrodrenagem e a Vila de Líderes, destinada aos chefes de Estado. O programa Capacita COP 30, que oferece 22 mil vagas em cursos profissionalizantes, também foi mencionado.

A COP 30 e a visibilidade para o Pará

Helder Barbalho enfatizou a importância da COP 30 para a Amazônia e o Brasil. “Temos convicção de que faremos uma COP extraordinária, trazendo o debate sobre mudanças climáticas e soluções ambientais diretamente da floresta. Queremos que Belém esteja bem preparada tanto para os visitantes quanto para seus moradores. 2025 será o ano da Amazônia e do Pará”, afirmou.

O presidente Lula elogiou os avanços e reforçou os motivos para a escolha de Belém como sede da COP 30. “Decidir realizar um evento dessa magnitude no Pará foi desafiador, pois estados como São Paulo e Rio de Janeiro têm estrutura hoteleira maior. Mas vi como eventos internacionais podem transformar cidades, como aconteceu com Barcelona após as Olimpíadas de 1992. O Brasil também pode se beneficiar dessa oportunidade”, declarou.

Parcerias e investimentos federais

Durante a cerimônia, foi assinada uma parceria para ampliação do programa de microcrédito Basa Acredita, beneficiando micro e pequenos empreendedores. Também foi formalizado um contrato entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoio a concessões florestais e manejo sustentável.

Outro investimento anunciado foi um repasse de R$ 45 milhões do Fundo Amazônia para fortalecer o Corpo de Bombeiros do Pará e ampliar o combate a queimadas. Um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e o Banco da Amazônia também prevê incentivos para a sociobioeconomia, incluindo crédito rural.

No campo da pesquisa, foi ampliado o financiamento para projetos na chamada “Centros Avançados na Amazônia” e autorizado um edital de R$ 33,5 milhões para pesquisas entre o Brasil e países da Pan-Amazônia.

Regularização fundiária e infraestrutura

Foi assinada uma portaria para regularização fundiária em Belém, abrangendo os bairros Terra Firme, Guamá e Marco, em uma área de mais de 4 milhões de metros quadrados. Além disso, foram anunciadas as obras de ampliação dos aeroportos de Santarém, Marabá, Carajás e Altamira.

Entre os presentes estavam a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; o prefeito de Belém, Igor Normando; o presidente da COP 30, André Corrêa do Lago; e o diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri. Ministros como Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Jader Filho (Cidades) e Esther Dweck (Gestão e Inovação) também participaram do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe em suas redes!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email