O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), entregou no último final de semana uma Policlínica no Lago de Tucuruí. A unidade conta com setor de hemodiálise, o Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista (Natea) e vai oferecer 36 especialidades entre atendimentos médicos e não médicos.
“Hoje é um dia histórico, pois Tucuruí ganha junto com todos os municípios que compõem a região do Lago um equipamento fantástico de saúde pública que vai garantir que essa região seja um polo de qualidade no atendimento, trazendo para cá a hemodiálise, que é uma articulação da sociedade civil, o que fará com que nossos pacientes renais crônicos não precisem mais se deslocar para Belém ou Marabá e fiquem longe das suas famílias durante o tratamento”, disse o governador Helder Barbalho.
O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, observou que o governador Helder tem sido muito presente no interior do Estado e que Tucuruí tinha muitas demandas na saúde e as obras realizadas são um grande avanço para a região. “Nós estamos muito felizes com esses serviços e obras que estão sendo entregues, pois melhora a autoestima da população, além de gerar emprego e renda”, disse ele.
A Poli Lago de Tucuruí conta com 33 poltronas de hemodiálise ambulatorial, duas salas para pequenos procedimentos ambulatoriais, sala para exame de colonoscopia e endoscopia, sala de exame de ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea, Raio X, Métodos Gráficos (teste ergométrico e Eletrocardiograma), ultrassonografia, consultórios para atendimento ambulatorial, além do anexo do Natea.
A unidade vai oferecer mensalmente 9 mil consultas entre crianças e adultos. Entre os atendimentos estão alergologia, anestesiologia, cardiologia geral, cirurgião geral e vascular, clínica-médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, hepatologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia clínica e cirúrgica, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia, além da equipe multiprofissional, como psicologia, fonoaudiologia, nutrição e assistência social.
Natea – O novo espaço do Núcleo de Atendimento do Transtorno do Espectro Autista oferecerá serviço multidisciplinar para o desenvolvimento de pessoas com autismo e contará com médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, que vão trabalhar em conjunto a partir da análise comportamental da criança.
Serviço – O encaminhamento da população aos serviços da Policlínica será feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) após a primeira consulta em clínica médica. O funcionamento dela será de segunda a sexta, de 7 às 19h. Hemodiálise também funcionará aos sábados em dois turnos.
Com informações Ag/Pa
Foto Pedro Guerreiro Ag/Pa